Ativismo PRC

Somos mais que torcedores. Juntos formamos uma legião de abnegados. O Paranismo rege nossos atos, mobiliza nossas virtudes, escancara o nosso amor. Este espaço é uma reverência do Tricolor de todas as Vilas a todos os paranistas que fazem da sua grande paixão um legado, transformando o Paraná Clube na lenda popular mais viva e vibrante do futebol.

Estes são nossos ativistas:

A organizada

A fundação da única organizada paranista se assemelha à história da maior razão de sua existência: o Paraná Clube.  Quando as antigas “Fúria Tricolor” e “Torcida Independente” decidiram unir forças para formar um só coro nas arquibancadas, nasceu a Torcida Organizada Fúria Independente.

Fundada em setembro de 1993, a organização cresceu junto com o clube. Hoje, com quase 23 anos de atividade, a torcida organizada se tornou um braço forte do time. Fundamental nas arquibancadas, a TFI protagonizou momentos emblemáticos dentro e fora de campo com atitudes que se tornaram notícia no mundo de forma positiva e exemplar.

Em 2013, quando o Paraná Clube respirava boas chances de voltar à Primeira Divisão, mas sofria com atrasos salariais e escassez de investidores, a torcida mais uma vez provou sua alma vanguardista. A Fúria Independente então foi a patrocinadora máster do manto Tricolor em três rodadas do Brasileirão.

A Fúria é reconhecida pelo domínio da Curva Norte, a padronização de material, inovações e pelo patrimônio. A sede da torcida, que fica a poucos metros da Vila Capanema, oferece estrutura de lazer aos sócios e simpatizantes, abriga eventos e ensaios da bateria. Em dias de jogos ela é o principal ponto de concentração dos paranistas.

Rua Dr. João Skalski, 231

Jardim Botânico - Curitiba-PR

furiapr.com.br

fb.com/TFI1993

 

Os grupos organizados

Paranautas

A Paranautas é o principal portal de notícias da torcida paranista. O grupo nasceu como torcida virtual há 18 anos, mas com o tempo o engajamento aumentou. Hoje os “paranautas” também atuam na realização de eventos e em voluntariados que alavancam ações do clube.

O web site da Paranautas é famoso por seu fórum de discussões, lá o torcedor pode opinar, fazer críticas e, claro, trocar ideias sobre o Tricolor. Além disso existe uma equipe de reportagem responsável pela cobertura do Paraná Clube, e também um time de colunistas que escrevem opinião, estatísticas e crônicas.

www.paranautas.com

fb.com/paranautas

Paranálcool

Nascida a partir de discussões na antiga rede social “Orkut”, a Paranálcool já está há 10 anos ao lado do Tricolor. O grupo foi crescendo naturalmente e os encontros da turma passaram a acontecer além da Vila Capanema. Como o pessoal nutre amor incondicional ao Paraná Clube e assume o gosto por prazeres da vida como cerveja e churrasco, a criatividade e motivação do nome ficou evidente.

A “família” Paranálcool, como pode ser chamada, nunca teve o objetivo de se tornar uma “organizada”, mas sim um braço do Tricolor nas arquibancadas e fora delas. Estes ativistas do Paranismo possuem faixa, camiseta, canecas, e são responsáveis pela realização de eventos que confraternizam com o torcedor, como a tradicional “Costela ao fogo de chão”.

Seus membros estão sempre inteirados e envolvidos com assuntos e ideias que cercam o Paranismo. De acordo com seus coordenadores, “a Paranálcool é sinônimo de amizade, festa e amor ao Paraná Clube”.

fb.com/paranalcool

Tem um grupo de torcedores formado e não está relacionado? Envie e-mail para marketing@paranaclube.com.br, conte-nos sua história, envie a foto da sua faixa ou adereço que identifique a sua turma no estádio e quem sabe vocês apareçam por aqui.