Publicidade

Experiente e confiante

Cristian será titular frente ao Bahia, neste sábado
O meia completa 37 anos neste domingo.

Cristian faz neste sábado (27) a sua primeira partida como titular da equipe, em seu terceiro ciclo vestindo a camisa do Paraná Clube. O jogo frente ao Bahia, às 18h30, na Arena Fonte Nova, será na véspera de seu aniversário de 37 anos. O melhor presente, ele assegura, seria uma grande partida do Tricolor e a conquista de três pontos fora de casa. “Precisamos disso para recuperarmos a confiança, a tranquilidade. Pressão faz parte do futebol, mas é bem melhor jogar ao natural, podendo até errar, pois o erro também faz parte do futebol”, destacou o experiente meio-campista.

Destaque do Paraná em 2004 e com uma passagem mais discreta em 2008, ele retornou à Vila Capanema para ser titular do time. “Não estava jogando lá na Ponte Preta e por isso não pensei duas vezes quando o Paraná me procurou. Sou identificado com esse clube. Confio nas pessoas que estão no comando. E, é claro, vejo que temos um grupo capaz de fazer uma grande campanha”, avisou Cristian. A reestreia do jogador com o manto ocorreu na partida frente ao Brasil de Pelotas, aos 13 minutos do segundo tempo. “Me senti muito à vontade. Acho que fiz o possível para ajudar. Agora, temos que fazer muito mais frente ao Bahia”.

O meia garante que já está ambientado no grupo e pronto para comandar o meio-campo paranista. “Fui muito bem recebido pela garotada. Cheguei a pouco e, por isso, não sei explicar os motivos para esse momento de instabilidade. Acho que faz parte do futebol. Vamos dar a volta por cima, pois temos tempo. O segundo turno só começou e podemos brigar na parte de cima da tabela. Com inteligência”, frisou. Para Cristian, o primeiro passo deve ser “carimbar” o quanto antes a marca de 45 pontos. “Isso é necessário. Traz serenidade, alivia a pressão. Se tivéssemos caído ano passado, não pensaria assim. Mas, hoje, a maioria busca primeiro a segurança da permanência, para depois tentar um algo a mais”.

Para Cristian, o bom futebol necessita de naturalidade e de aplicação tática. “O futebol é jogado com muita intensidade. E não pode ser diferente. Se não correr, fica pra trás. Não se decide um jogo só com habilidade”, comentou Cristian. “Quando se toma gol, não foi falha apenas da zaga. Quando se marca um gol, não foi mérito somente dos atacantes. Futebol é um todo. Mesmo aqueles que jogam mais à frente tem que ajudar, dar carrinho e, se precisar, ir pra defesa. Faz parte da disciplina tática para se vencer um jogo”. O meia não gosta de buscar uma definição à sua característica. “Acho que passei por momentos distintos do futebol e sobrevivi a todos eles”, cravou.

Cristian, mesmo chegando próximo dos 40, não fala em aposentadoria e ainda não projetou o final de sua carreira. “Só posso dizer que me cuido muito. Enquanto estiver em condições de jogar, mas correndo – essa de ficar paradinho, só recebendo bola não é pra mim –, estou aí pra ajudar”, destacou. “É claro que você aprende a dosar e não dar bote errado. Mas, acredito que ainda atuou com intensidade e, enquanto estiver produzindo dessa forma, vou avançando. Quando realmente cansar, aí eu paro. Simples assim”, arrematou o armador do Tricolor.

 

Departamento de Comunicação - PRC

Publicidade

Newsletter